Junte-se a nós
Galeria
Notícias e Destaques
Nosso Endereço

SHIN, QI-01, CONJ.7, CASA 5
Lago Norte, Brasília, DF

CEP: 71.505-070

Fones: (61) 9 9616-1112

nadirhilger@gmail.com

Nosso mapa

 

Laya Yoga é uma técnica de sedação da emotividade, que leva o praticante a um estado de relaxamento profundo, muito parecido com o estado de sono REM (Rapid Eye Movement).  A palavra Laya é derivada da raiz lî, que significa “dissolver-se”.

Com esta técnica, a pessoa vai paulatinamente dissolvendo as marcas negativas registradas no subconsciente e no inconsciente, causadas pelo estresse, por traumas, frustrações, decepções e aborrecimentos do dia a dia.

O laya-yoguim busca dissolver-se na meditação, por meio da contemplação abstrata, para transcender os vestígios de memória das experiências sensoriais, dissolvendo Karma, elementos sutis e outros fatores da mente, até que esta chegue à libertação e só reste a única realidade transcendente, o Si Mesmo.

A Laya Yoga pode ser praticada por todos, sem limite de idade ou condição física, inclusive por enfermos hospitalizados, pois não exige esforço físico e, desde a primeira sessão, os benefícios já são surpreendentemente percebidos. Na Laya você vai relaxar, sentir leveza, aconchego, amor e paz. Cada célula do seu corpo se renova e você vai se sentindo cada vez mais revigorado.

Os principais benefícios ocorrem com “japa”, que significa repetição. Na medida em que você vai praticando, vai melhorando a qualidade do sono, você vai se sentindo mais seguro, mais tolerante, mais equilibrado e livre de vários sintomas causados pelo estresse ou de origem emocional.

O primeiro livro sobre Laya Yoga foi escrito na década de 1960, pelo Mestre Caio Miranda (1909/1969), precursor da Laya Yoga no Brasil. Desse livro retiramos a seguinte citação:

 “Todavia, é com Laya Yoga que os resultados tem se mostrado mais surpreendentes. Essa técnica de sedação de emotividade e cessação da atividade mental, até aqui utilizada tão somente para a obtenção de altos estados de consciência, visando a auto realização espiritual do Ser, passou, nos últimos tempos, a ser considerada pela moderna medicina e pelos psicólogos do mundo inteiro como a mais valiosa prática até hoje conhecida para superação da angústia, insônia e demais estados depressivos ou de superexcitação.

Vem, dessa maneira, a experiência do Oriente somar-se à técnica da nossa civilização, dando ao atormentado homem do mundo ocidental a paz e o equilíbrio íntimos tão necessários à labuta cotidiana da vida.

Não existia ainda, em qualquer idioma, livro algum sobre a Laya-yoga. Mesmo os indianos, antigos e hodiernos, sempre guardaram em segredo os detalhes dessa maravilhosa prática, somente realizada, ao que saibamos, nos Colégios Iniciáticos da Índia e no Instituto de Yoga do Rio de Janeiro, embora estudiosos e pesquisadores de todas as nacionalidades tenham continuamente trazido notícias por meio de comentários e artigos na imprensa, dos inacreditáveis resultados sedativos dessa técnica sobre o psiquismo humano.”

Ainda hoje, a Laya Yoga é pouco difundida no mundo todo. Em viagem à Índia, em fevereiro de 2012, quando nos dedicamos à pesquisa das origens da Laya Yoga, ouvimos frequentemente a observação de que a Laya Yoga é muito sagrada e os mestres só passam a técnica para um discípulo após vários anos de convivência.

Mas, graças ao Mestre Caio Miranda, brasileiro, que viveu no século passado, temos hoje possibilidade de usar essa técnica maravilhosa em nosso benefício e de outras pessoas.

A maioria das pessoas inicia sua prática em busca de uma terapia de relaxamento, sem qualquer pretensão de evoluir no caminho do autoconhecimento. E isso já é uma dádiva! Que bom seria se todas as pessoas do universo pudessem relaxar dessa forma em seu repouso diário! Certamente, haveria mais paz sobre a Terra.

A experiência é tão gratificante, desde a primeira sessão, que é impossível enumerar as sensações vivenciadas por um laya-yoguim. Mas, em geral observam-se alguns “marcos” bem característicos:

  1. Uma cura – o Despertar;
  2. A vontade de seguir o caminho e de compartilhar – a Iniciação;
  3. O Encontro com o Mestre;
  4. A Iluminação.

A Laya Yoga leva a um crescimento continuo com muitas conquistas, no ritmo de cada um, por isso não se pode prever em que momento cada um dos marcos acima será conquistado, inclusive alguns podem acontecer simultaneamente. Não há receita pronta.

O método que usamos no Espaço Laya Yoga Brasília é o que nos foi primorosamente deixado pelo mestre Caio Miranda e amorosamente transmitido pela professora Maria José Marinho, a quem somos imensamente gratos.

No intuito de facilitar o entendimento, enumeramos alguns blocos de atividades, que compõem o nosso método de estudo da técnica da Laya Yoga, que chamamos de “estágios”, o que não significa obrigatoriedade na sua sequência. 

1º Estágio – Aulas de Laya Yoga – São práticas de respirações, meditações e relaxamento profundo, guiadas por um professor certificado. Nessas aulas, você vai entrando em um estado de graça e deslumbramento, pois vai dissolvendo paulatinamente todos os condicionamentosexperiências  negativas registradas no subconsciente e no inconsciente, reduzindo a angústia, ansiedade e insônia, combatendo o estresse, a depressão, o medo e até curando muitas doenças psicossomáticas encontradas na sociedade moderna.

Vivenciando o verdadeiro sentido vibratório de cada palavra do professor, você entra no estado de relaxamento profundo e, dependendo do estágio em que você se encontrar, pode passar pelo Pratyahara (afastamento das percepções sensoriais), pelo Dharana (concentração, acalmando a mente e fixando-a em um ponto), pelo Dhyana (meditação ininterrupta, sem um objeto) e até chegar ao samadhi (equilíbrio completo, realidade transcendente). 

As emoções e preocupações cotidianas produzem contrações musculares, que podem se tornar crônicas. O relaxamento profundo produz a total descontração da musculatura, facilitando a circulação da energia. Relaxando, conferimos ordem aos pensamentos, a mente se ocupa com imagens positivas, levando o praticante a um estado de felicidade interior, que serve de base para todas as curas.

A Laya atua diretamente nas emoções que vêm dos pensamentos, e influem poderosamente no sistema glandular endócrino e consequentemente no metabolismo, no fisiologismo, no psiquismo e no sistema imunológico.

Essas aulas podem ser feitas de forma presencial ou com o auxílio de uma gravação em CD ou DVD.

2º Estágio – Iniciação e Formação de Professores de Laya Yoga – No curso de formação de professores de Laya Yoga, você vai receber os ensinamentos sobre a técnica da Laya Yoga e se aprofundar no estudo, na prática e na busca do seu caminho de luz.

Você pode fazer o curso de formação e receber a iniciação, sem a obrigatoriedade de se tornar um professor de Laya Yoga. Pode fazê-lo exclusivamente para se aprofundar nos estudos e na busca da sua realidade transcendente, o Si Mesmo, porque você vai descobrindo a sua maneira de entrar em plenitude, de servir e de se realizar.

Você vai aprender a usar a energia do anáhata chakra, desabrochar a flor de lótus do seu coração e irradiar a vibração do amor.

3º Estágio – Encontro com o Mestre – Este estado íntimo já pode ter acontecido durante as experiências anteriores, mas se ainda não aconteceu, virá no momento certo. Nesta fase, o Laya-yoguim põe em prática os ensinamentos recebidos e participa de eventos, workshops, retiros e vivências que facilitam esta conquista.

Quando desabrocha a flor de lótus do seu coração, irradiando ágape – o amor incondicional, você perde o sentimento de egoidade e vai acender a sua luz, seu coração vai emitir uma vibração de amor que alcança o seu Mestre, que pode aparecer fisicamente ou como um guia espiritual extra físico.

Último Estágio – Iluminação – você vai seguir a sua luz interior e descobrir o Grande Mestre Interno, a Luz Divina, o próprio Deus que habita todo Ser.

Frequentemente, quando uma pessoa perseverante está pronta para dar esse passo, queimam-se as sementes da doença na consciência, dissolvem-se as limitações, a percepção se estende e se purifica, alcançando uma perspectiva mais ampla das possibilidades que se desenrolam à sua vista.

Aqui, recorremos a mais uma citação de outro livro do Mestre Caio Miranda “Assim Ouvi do Mestre”:

“O GURU não ensina nem faz magia para o discípulo. Instrui-o simplesmente. Também não poderá percorrer o Caminho pelo Chela (aluno), mas tão-somente apontar a direção da Senda. O percurso terá de ser feito por este, com suas próprias forças.”

Nota: Esta é uma síntese que elaborei com base no que aprendi até agora, sem qualquer intenção de esgotar o assunto. É a minha contribuição para a divulgação dessa maravilhosa técnica, filosofia e ciência multimilenar, que me ajudou a superar a maior crise da minha vida, quando entrei em exaustão de estresse, com insônia crônica, depressão, fibromialgia, transtorno somatoforme, síndrome do intestino irritável e muitos outros distúrbios que não merecem ser enumerados aqui. Após alguns meses de práticas diárias, passei a dormir muito bem, fui reduzindo os remédios sob orientação médica e a partir de um ano de Laya Yoga, fiquei completamente sem dor e não precisei mais de remédios.

Nadir Hilger – Layayogueterapêuta e Reiki Master.

www.layayoga.com.brnadirhilger@gmail.com

 

 

Leia mais no livro “Laya Yoga” do Mestre Caio Miranda

Share This: